Saúde & Inovação Farmacêutica

PROTECTGROUP

0
CEO Mafalda Jacinto
CEO Mafalda Jacinto

A Pandemia já afetou seis milhões de empregos no sul da Europa. Num cenário de pandemia, a capacidade de resiliência dos negócios é assim essencial. Foi neste contexto que surgiu o ProtectGroup, pelas mãos de Mafalda Jacinto, fisioterapeuta de formação, que vislumbrou antecipadamente uma oportunidade e lançou-se numa área de negócio distinta daquela onde habitualmente atuava: aqui explicamos como se deu o salto da fisioterapia à comercialização de equipa- mentos de proteção individual em grande escala.

Os efeitos da crise do novo coronavírus no mercado de trabalho no último ano puseram em causa o equivalente a seis milhões de empregos nos países do sul da Europa, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no seu sétimo relatório de acompanhamento da pandemia. O ProtectGroup, contrariando a corrente e prevendo antecipadamente o que se seguiria com um confinamento, na altura não anunciado, foi criado para aproveitar uma externalidade da pandemia: a necessidade do mercado em adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A história deste projeto começa como tantos outros: da necessidade de adaptação a novos momentos do mercado. Assim, no seguimento da proliferação da COVID-19 pelo velho continente, Mafalda Jacinto, fisioterapeuta, com a possibilidade de ter de parar a atividade, tomou a iniciativa de fechar o espaço que geria e onde trabalhava em fevereiro de 2020 e começou a dedicar-se de imediato à venda de material e produtos que tinha em inventário e que teriam uso para a proteção ao vírus.

Segundo a fisioterapeuta, a HigiProtect, a primeira marca do grupo, acabou por surgir “de uma necessidade imediata e de uma tentativa de ajudar antigos clientes a combater o que naquele momento era o desconhecido”, regendo-se pela qualidade e certificação dos produtos comercializados sempre a um preço justo, como forma de combate à especulação. A ética, pilar nos valores do ProtectGroup foi demonstrada cedo, segundo a empreendedora, “porque um dos grandes objetivos foi sempre não especular, ter um bom preço, mantendo-me competitiva a esse nível”, reflete Mafalda Jacinto acrescentando que

“comecei o negócio com as pessoas mais próximas e dei por mim a importar e exportar equipamentos de proteção individual”

Da garagem ao armazém

Os pedidos que eram entregues em mão ou enviados em embalagens por correio em pequenas quantidades começaram a aumentar gradualmente, o nome HigiProtect começou a ser reconhecido. De um momento para o outro já estava a receber contactos de vários pontos do País a efetuarem encomendas. Foi assim que começou em março do ano passado”, esclarece a diretora geral.

Com um leque consolidado de parceiros, Mafalda Jacinto garante que “a empresa tem vindo a crescer gradualmente, movida pela confiança, qualidade e combate à especulação.” Atualmente, a empresa tem instalações na Venda do Pinheiro, mas nem sempre foi assim.

A gestora explica que começou a aperceber-se que a garagem de sua casa era “insuficiente” e os padrões de higiene e segurança que queria imprimir na organização não estavam de acordo com os seus padrões. Segundo a responsável da ProtectGroup “já não existia capacidade para receber grandes cargas e proceder aos descarregamentos de paletes sem empilhador”, ou seja, “necessitava de alterar toda a infraestrutura. Assim, em Junho do ano passado, mudámos para as instalações na Venda do Pinheiro, por uma questão de necessidade de melhores condições, e em Agosto adquirimos meios próprios de distribuição”.

O ProtectGroup, que engloba três ramos de negócio complementar, ainda não perfez um ano de existência, mas conta já com um pouco menos de uma dezena de colabora- dores. A diretora geral partilha que a empresa reúne já uma equipa dedicada e apaixonada pelo trabalho que desenvolve, porque segundo a própria

“toda a gente que trabalha comigo acredita no projeto e gosta do que faz. Isso contribui para o serviço de excelência que temos prestado e que pretendemos manter. No futuro, queremos manter a relação de confiança com todos os nossos parceiros e continuar a levar proteção com confiança e qualidade aos nossos clientes”.

Um negócio que se multiplica

O ProtectGroup não pretende ficar por aqui. Desde Janeiro de 2021 que a HigiProtect deu lugar ao ProtectGroup, que inclui três ramos de negócio distintos e ao mesmo tempo complementares: a AirProtect, “um projeto dedicado à comercialização de equipamentos de purificação do ar e de espaços, bem como a prestação de serviços para desinfeção de espaços, desde instituições, creches, lares ou escolas, que conta com uma equipa de profissionais responsáveis pela desinfeção dos espaços através da purificação de ar por ozono ou por nebulização”, a WellProtect, “um produto corporate que consiste na prestação de serviços de saúde e bem-estar em empresas, nomeadamente ao nível da realização de testes à COVID-19, em parceria com um laboratório reconhecido” e a HigiProtect que se define como uma solução completa, global e integrada no que diz respeito ao fornecimento de equipamentos de proteção individual e prevenção de epidemias, com recurso a produtos devidamente certificados”.

Doação de 228.730 máscaras à Junta de Freguesia de Olivais, em Lisboa

O ProtectGroup, através da sua subsidiária HigiProtect, doou 179.400 máscaras descartáveis cirúrgicas de adulto, 46.800 más- caras descartáveis tipo cirúrgicas para criança e 2.530 máscaras sociais reutilizáveis certificadas 25 lavagens, entregues direta- mente à Junta de Freguesia de Olivais, em Lisboa, para ajudar na proteção da sua população e no combate à disseminação do corona-vírus. A diretora geral do ProtectGroup Mafalda Jacinto, reconhece o trabalho que esta autarquia tem realizado desde a primeira hora no combate à pandemia e na prestação de apoios à comunidade mais idosa. E segundo gestora, “chegou o momento, ainda em estado de pandemia, de começar a dar a conhecer a Política de Responsabilidade Social do ProtectGroup.”

Caixipronto

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *